Faça parte do futuro!

#EstudeAqui

Você sonha em estudar na melhor universidade do Brasil? Gosta de Ciências Exatas? Então, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC).



Descubra porque aqui é o lugar certo para você

Somos uma unidade de ensino e pesquisa da USP e oferecemos oito cursos nas áreas de matemática, matemática aplicada, computação e estatística. Esses cursos estão entre os mais bem avaliados do país e você vai descobrir como ingressar em um deles no menu #Ingresso.

Ao estudar aqui, você terá uma educação sólida e dinâmica, além de contar com os professores mais bem qualificados e preparados do Brasil. Com isso, você estará pronto para aproveitar as melhores oportunidades no mercado de trabalho ou, se preferir, seguir uma carreira acadêmica.

Outro diferencial do ICMC é que, já durante sua graduação, você poderá desenvolver pesquisas de alto impacto social, com a orientação de especialistas reconhecidos mundialmente, além de poder participar de diversas atividades extracurriculares

Vale adicionar, ainda, inúmeras outras oportunidades que você terá para aproveitar, como bolsas, auxílios e experiências internacionais. Some a tudo isso a localização privilegiada do ICMC: estamos em São Carlos, a capital da tecnologia.

 

 

Um território pronto para recebê-lo

No ICMC, você vai encontrar a melhor infraestrutura para atender às suas necessidades e ajudá-lo a alcançar seus resultados. Logo que você chegar aqui, perceberá que todos os ambientes são muito bem cuidados, os jardins estão em harmonia com os laboratórios e as salas de aula sempre bem equipadas.

Os funcionários são altamente qualificados e estão prontos para atender a suas necessidades. Todos os professores possuem doutorado e estão aptos a oferecer a você uma ótima experiência de ensino-aprendizagem.

 

 
 

No ICMC você conta com:

• laboratórios modernos com equipamentos constantemente atualizados;
• biblioteca com um dos maiores acervos do país nas áreas de matemática, computação e estatística;
• salas de aula prática e teórica com recursos multimídia;
• internet sem fio de alta velocidade;
• auditórios com excelentes recursos audiovisuais e videoconferência.

 

 

 

 

Somos uma das cinco unidades de ensino e pesquisa que compõem o campus da USP em São Carlos. Há, ainda, a Escola de Engenharia de São Carlos

(EESC), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU).

O campus possui duas áreas, uma no centro da cidade e outra na região noroeste, e oferece as seguintes facilidades:

• restaurante universitário com refeições subsidiadas;

• alojamento estudantil;

• assistência médica e odontológica;

• centro de esportes e recreação.

 


Você na capital da tecnologia

São Carlos é considerada a capital nacional da tecnologia e possui o maior índice de doutores por habitante da América Latina: um doutor para cada 180 habitantes. No Brasil, a relação é de um doutor para cada 5.423 habitantes. Além da USP, o município possui outra grande universidade pública: a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Vale destacar também que a cidade abriga uma universidade particular, uma Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC), dois centros de pesquisa da EMBRAPA, parques tecnológicos e incubadoras de empresas. Por conta de seu caráter tecnológico, diversas multinacionais e empresas de grande porte se estabeleceram em São Carlos como a Volkswagem, a FaberCastell, a Electrolux e a Tecumseh.

Você com qualidade de vida

Aqui, as oportunidades profissionais e acadêmicas típicas de um centro emergente são somadas à qualidade de vida de uma cidade do interior. Com cerca de 240 mil habitantes, o município está entre os 40 melhores do Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH, 2013).

Você no centro do Estado de São Paulo

São Carlos está localizada no centro do Estado de São Paulo, à margem da Rodovia Washington Luiz, a apenas 244 quilômetros da capital. Para chegar a Ribeirão Preto são 101 quilômetros e a Campinas, 146 quilômetros. A cidade foi fundada em 1857, durante o período de expansão da cultura do café.

 

MOBILIDADE INTERNACIONAL

Ao estudar no ICMC, você terá acesso a inúmeras oportunidades de mobilidade internacional, tanto por meio dos convênios que o ICMC possui com diversas universidades estrangeiras como via programas de mobilidade internacional com o Ciência sem Fronteiras.

 

Veja aqui como um intercâmbio pode mudar sua vida!

Assista ao vídeo com o depoimento de Bruno Azenha, que passou um ano em Nova Iorque realizando intercâmbio. Leia aqui algumas histórias dos estudantes do ICMC.

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Ainda na graduação, você pode começar a fazer pesquisa por meio de uma iniciação científica e, com isso, conseguir bolsas que o auxiliem financeiramente. 

 

EMPRESA JUNIOR

Você quer atuar em sua área e praticar todo o conhecimento que está adquirindo? A cada semestre é possível participar do processo seletivo para ingressar na ICMC Júnior, empresa que está no mercado de trabalho há mais de 20 anos e é formada exclusivamente por alunos do Instituto.

 

GRUPOS DE EXTENSÃO

São inúmeras possibilidades para que você desenvolva atividades extracurriculares durante seu curso, participando de grupos como o Warthog Robotics, o Fellowship of the Game (FoG) e o Programa de Educação Tutorial (PET).

ESTÁGIOS

Para aproximar os estudos do mercado de trabalho, o ICMC mantém parcerias com empresas e instituições públicas, onde você pode fazer estágio ou mesmo ser regularmente contratado.

 

TRILHA PARA O MESTRADO

Estando no último ano de alguns cursos, você terá a oportunidade de assistir disciplinas da pós-graduação e, assim, obter o título de mestre em apenas um ano após a colação de grau.

As dificuldades econômicas não vão impedi-lo de estudar na melhor universidade brasileira. Quem comprova que tem essas dificuldades, por meio de documentos, tem à disposição apoios e bolsas. O objetivo é fornecer as condições necessárias para que o estudante mantenha e amplie suas atividades na USP até a conclusão de seu curso. Depois que você passa no vestibular e ingressa na Universidade, pode obter esses apoios e bolsas inscrevendo-se no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE).

No momento da sua matrícula, você receberá informações detalhadas sobre as datas de inscrição no Programa e sobre os documentos que precisarão ser apresentados. Quem está cursando a primeira graduação pode ter direito a:

APOIO MORADIA

 Consiste em vaga nas moradias da Universidade (alojamentos) ou auxílio financeiro mensal.

 

APOIO TRANSPORTE

 Auxílio financeiro mensal, durante o período das aulas, para que você se desloque de sua residência até a Universidade.

 

APOIO ALIMENTAÇÃO

 Isenção no pagamento das refeições nos restaurantes universitários.

 

APOIO LIVROS

 Auxílio para que você compre livros nas editoras da USP durante o período das aulas.

 

#VoceTambemPode

Quem cursou, parcialmente ou integralmente, o ensino básico em escolas públicas, pode participar dos programas Pasusp e Inclusp, que possibilitam a obtenção de bônus na nota do vestibular. Saiba como participar clicando aqui

Além disso, quem está regularmente matriculado em um dos cursos da USP também tem à disposição várias bolsas, tais como: ensinar com pesquisa; Santander; e aprender com cultura e extensão universitária.

Para saber mais, acesse o site usp.br/sas

Se você passou no vestibular em uma cidade diferente da que mora e não tem condições financeiras para alugar um imóvel nem lugar para se hospedar, a USP oferece um auxílio emergencial. Para saber como você poderá ter direito a esse benefício, basta se dirigir ao Serviço Social do campus da USP em São Carlos ou ligar para (16) 3373.9111

Se você está preocupado com seu futuro profissional, confira o que os rankings mostram sobre o presente e ofuturo de carreiras nas áreas de Matemática e computação.

As melhores profissões do mundo (Careercast.com, 2015)

 

As graduações mais valorizadas do mercado até 2020 (Revista Forbes, 2012).

 

Institucional
ICMC